Embraer Inicia Fabricação do Legacy 450 
São José dos 
Campos, Brasil, 13 de agosto de 2012 – A Embraer atingiu um marco importante 
no programa do jato executivo da categoria mid-light Legacy 450  com a 
usinagem da primeira peça, oficializando,  na última semana, o início da 
fabricação do primeiro protótipo. 
“Enquanto avançamos com o Legacy 500, aguardávamos este momento para 
o Legacy 450”, disse Ernest Edwards, Vice-Presidente da Embraer – Aviação 
Executiva. “O corte da primeira peça para o Legacy 450 é um marco importante 
para o programa de desenvolvimento destes dois jatos revolucionários.” 
O componente da fuselagem dianteira foi 
usinado de um bloco de liga de alumínio por uma máquina de cinco eixos, de alto 
desempenho. Totalmente automatizado, o processo extraiu os dados diretamente de 
uma maquete digital do Legacy 450, jato que terá 4.260 km de alcance. A peça 
passou por um processo de controle de qualidade que fez uso de dispositivos de 
laser para validação, em relação à maquete digital. 
O Legacy 450 foi projetado com o mais moderno software de engenharia, 
o CATIA V5. O planejamento de produção para a aeronave executiva foi simulado 
virtualmente por software de manufatura digital. 
O corte da primeira peça ocorre após conclusão da Fase de Definição 
Conjunta da aeronave, em maio. A Fase de Projeto Detalhado e Certificação está 
em curso e as Revisões Críticas do Projeto estão programadas para serem 
concluídas no final de agosto. 
O Legacy 
450 e o mid-size Legacy 500 já completaram mais de 8.000 horas de testes 
de sistemas, com 2.500 horas  de Iron Bird desde novembro de 2010.  (“Iron Bird” 
é uma bancada de testes para integração de sistemas, usada pela engenharia da 
Embraer para garantir perfeita harmonia entre todos os sistemas vitais da 
aeronave). 
As duas aeronaves trazem, pela 
primeira vez neste segmento da aviação executiva, a tecnologia fly-by-wire.  Com 
base em extenso feedback de clientes, as aeronaves foram projetadas com cabine 
de 1,82 m de altura e piso plano, resultando na maior seção transversal e volume 
de cabine em suas categorias. Também oferecem a única galley com pia no 
segmento, além de sistema de gerenciamento de cabine e entretenimento Ovation 
Select da Honeywell. As aeronaves contam com toalete a vácuo, o que também é 
único em sua classe. A cabine de comando é equipada com aviônicos Pro Line 
Fusion da Rockwell Collins, já prontos para os futuros requisitos de navegação 
aérea CNS/ATM. 
Produção Legacy 500 
avança 
O Legacy 500 Numero de Série 
001 avança em seu programa de testes pré-voo, tendo concluído testes de 
taxiamento, testes de vibração em solo e os testes do sistema de combustível. A 
aeronave está dentro do cronograma para o primeiro voo em 2012. 
O primeiro protótipo foi apresentado em 
janeiro e o segundo em maio. O terceiro protótipo está em processo de montagem 
final: a junção asa-fuselagem foi concluida em junho. 
A  estrutura de Testes de Fadiga e Estática está sendo 
construída no momento.
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