Embraer Inicia Fabricação do Legacy 450
São José dos
Campos, Brasil, 13 de agosto de 2012 – A Embraer atingiu um marco importante
no programa do jato executivo da categoria mid-light Legacy 450 com a
usinagem da primeira peça, oficializando, na última semana, o início da
fabricação do primeiro protótipo.
“Enquanto avançamos com o Legacy 500, aguardávamos este momento para
o Legacy 450”, disse Ernest Edwards, Vice-Presidente da Embraer – Aviação
Executiva. “O corte da primeira peça para o Legacy 450 é um marco importante
para o programa de desenvolvimento destes dois jatos revolucionários.”
O componente da fuselagem dianteira foi
usinado de um bloco de liga de alumínio por uma máquina de cinco eixos, de alto
desempenho. Totalmente automatizado, o processo extraiu os dados diretamente de
uma maquete digital do Legacy 450, jato que terá 4.260 km de alcance. A peça
passou por um processo de controle de qualidade que fez uso de dispositivos de
laser para validação, em relação à maquete digital.
O Legacy 450 foi projetado com o mais moderno software de engenharia,
o CATIA V5. O planejamento de produção para a aeronave executiva foi simulado
virtualmente por software de manufatura digital.
O corte da primeira peça ocorre após conclusão da Fase de Definição
Conjunta da aeronave, em maio. A Fase de Projeto Detalhado e Certificação está
em curso e as Revisões Críticas do Projeto estão programadas para serem
concluídas no final de agosto.
O Legacy
450 e o mid-size Legacy 500 já completaram mais de 8.000 horas de testes
de sistemas, com 2.500 horas de Iron Bird desde novembro de 2010. (“Iron Bird”
é uma bancada de testes para integração de sistemas, usada pela engenharia da
Embraer para garantir perfeita harmonia entre todos os sistemas vitais da
aeronave).
As duas aeronaves trazem, pela
primeira vez neste segmento da aviação executiva, a tecnologia fly-by-wire. Com
base em extenso feedback de clientes, as aeronaves foram projetadas com cabine
de 1,82 m de altura e piso plano, resultando na maior seção transversal e volume
de cabine em suas categorias. Também oferecem a única galley com pia no
segmento, além de sistema de gerenciamento de cabine e entretenimento Ovation
Select da Honeywell. As aeronaves contam com toalete a vácuo, o que também é
único em sua classe. A cabine de comando é equipada com aviônicos Pro Line
Fusion da Rockwell Collins, já prontos para os futuros requisitos de navegação
aérea CNS/ATM.
Produção Legacy 500
avança
O Legacy 500 Numero de Série
001 avança em seu programa de testes pré-voo, tendo concluído testes de
taxiamento, testes de vibração em solo e os testes do sistema de combustível. A
aeronave está dentro do cronograma para o primeiro voo em 2012.
O primeiro protótipo foi apresentado em
janeiro e o segundo em maio. O terceiro protótipo está em processo de montagem
final: a junção asa-fuselagem foi concluida em junho.
A estrutura de Testes de Fadiga e Estática está sendo
construída no momento.
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