martes, 10 de abril de 2012

Acuerdo entre Embraer y Boeing


Boeing e Embraer assinam acordo para ampla cooperação, visando beneficiar clientes e apoiar o crescimento da indústria
  • Empresas líderes no segmento aeroespacial avaliarão meios para aprimorar eficiência, segurança e produtividade de aeronaves e pesquisa
  • Cooperação entre as companhias apóia o comércio e desenvolvimento econômico entre o Brasil e os EUA

 – A Embraer S.A. (BM&FBovespa: EMBR3, NYSE: ERJ) e a Boeing (NYSE: BA) anunciaram hoje um acordo de cooperação para beneficiar clientes, as duas empresas e a  indústria de aviação. O acordo estabelece um relacionamento importante entre duas das maiores empresas aeroespaciais do mundo para cooperação em temas relacionados à melhoria da eficiência operacional, segurança e produtividade de aeronaves e satisfação dos clientes, gerando valor para as duas empresas e seus clientes.
Frederico Curado, Diretor-Presidente da Embraer S.A., e Jim Albaugh, Presidente e CEO da Boeing Commercial Airplanes, assinaram o acordo durante a visita da presidenta do Brasil aos EUA, na sequência do encontro anual do Fórum de CEOs Brasil-EUA, uma parceria público-privada entre os governos brasileiro e norte-americano que reúne executivos líderes de ambos os países. Curado e Albaugh lideram o subcomitê para aviação do Fórum de CEOs.
A Boeing e a Embraer acordaram em buscar diversas áreas de cooperação, incluindo funcionalidades para aeronaves comerciais que aumentem a segurança e a eficiência, pesquisa e tecnologia, bem como biocombustíveis sustentáveis para aviação. As duas empresas também buscarão outras áreas de cooperação visando benefícios mútuos e valor para seus clientes.
“Este acordo significante entre duas empresas reconhecidamente líderes da indústria aeroespacial traz oportunidades reais para a redução de custos operacionais dos clientes e melhoria da eficiência de suas frotas”, disse Albaugh. “Esperamos trabalhar com a Embraer para promover o crescimento da indústria e desenvolver uma parceria produtiva que beneficiará nossas empresas e nossos países”.
“A Embraer tem um claro compromisso com a inovação lato sensu, bem como com a segurança e a eficiência na aviação”, disse Curado. “Tenho certeza que a colaboração com a Boeing em assuntos de ponta será benéfica para a indústria e estreitará as relações entre o Brasil e os EUA”.
O anúncio da Embraer e da Boeing foi feito no mesmo dia  em que foi assinado um Memorando de Entendimento para Parceria em Aviação entre os governos brasileiro e norte-americano, que visa expandir e aprofundar a cooperação entre os dois países na aviação civil, por meio do estreitamento da comunicação entre agências governamentais e aumento da cooperação e iniciativas do setor privado, criando parcerias econômicas e promovendo investimentos.
A Boeing e a Embraer já possuem outros acordos de cooperação. Em julho de 2011, as empresas anunciaram planos para financiarem uma análise de oportunidades para a produção de combustível sustentável para a aviação,  a partir da cana-de-açúcar. Em março de 2012, a Boeing, a Embraer e a Airbus anunciaram um memorando de entendimento para o desenvolvimento conjunto de biocombustíveis para a aviação com custos econômicos acessíveis e desempenho equivalente aos de origem fóssil.
A Embraer está presente nos EUA há mais de três décadas e no ano passado iniciou  atividades de produção em sua unidade em Melbourne, Flórida, onde atualmente realiza a montagem de jatos executivos. Recentemente, a Embraer anunciou a criação do Centro de Tecnologia e Engenharia Embraer EUA para conduzir atividades de pesquisa e desenvolvimento de produtos e tecnologia para todas as suas linhas de negócios.
A Boeing tem uma forte e histórica parceria com o Brasil que se iniciou há 80 anos, com a entrega de 14 caças F4B-4 ao governo brasileiro em 1932. A empresa também é uma tradicional fornecedora de aeronaves comerciais para companhias aéreas brasileiras. Em outubro de 2011, a Boeing abriu sua sede Brasil em São Paulo e em dezembro, informou que estabeleceu parceria com a Comissão Fulbright Brasil-EUA para financiar o intercâmbio  de 14 estudantes brasileiros de engenharia aeronáutica e aeroespacial, através do programa “Ciência Sem Fronteiras”. Semana passada, a empresa anunciou que abrirá o Boeing Research & Technology-Brazil para desenvolver tecnologias aeroespaciais com cientistas e pesquisadores brasileiros.
O objetivo do Fórum Brasil-EUA de CEO é fornecer recomendações conjuntas aos dois governos para fortalecer a relação econômica Brasil-EUA. Esta é a sétima edição do evento.

No hay comentarios:


En la EAM